domingo, 18 de novembro de 2012

Origem da família Dias Soares de Caracol(Boletim da Familia Dias Soares,por Lourival Borges do Nascimento)

A penetracao baiana ,a partir da Casa da Torre ,nos  sertões de Rodelas(por causa dos índios rodeleiros que dominavam parte do Sul do Piauí),se deu pelo oeste da Bahia,com entrada no Piauí pelo Sul..Nessa penetracao surgiu as margens do Rio São Francisco a fazenda Endoema ,onde hoje se situa provavelmente a cidade de Remanso,e que era propriedade  de um fidalgo português  da família Dias Soares.
o dono da fazenda Endoema tinha um filho que se chamava José Dias Soares .Ainda jovem José ..se enamorou de uma moça do povo,e seu pai,não concordando com  esse namoro ,e para afasta-lo desse relacionamento,conseguiu,com familiares existentes na capital do Piauí,Oeiras,coloca-lo na Forca Publica do Estado,onde por sua inteligência ,coragem logo chegou ao posto de Capitão do Mato.
Por essa época os índios Pimenteiras,habitantes das cabeceiras do Rio Piauí,as margens da lagoa,hoje denominada lagoa do Caracol,viviam roubando as fazendas existentes no Sul do Estado.O capitao José Dias Soares  foi incumbido de dar combate a esses índios.Na terceira incursão contra os silvícolas,no final do séc XVIII,recebeu pelos serviços prestados, a sesmaria do Caracol ,nos contrafortes da Serra dos dois Irmãos,na cabeceira do Rio Piauí,tendo a lagoa do Caracol,como centro.Na posse de tão expressivo prêmio,tratou logo de sua colonização,com amigos e parentes.
já residindo em sua propriedade soube da morte de seu pai,o que o fez voltar a Oeiras ,e reencontrar sua amada de Endoema,e recomeçar nova vida ,em novas terras que se estendiam para além da serra dos Dois Irmãos,ultrapassando,assim a divisa hoje conhecida do Piauí com a Bahia.
Dessa união teve três filhos:Domingos Dias Soares,Gabriel Dias Soares ,e Manoel Dias Soares.Este Ultimo foi raptado pelos índios,com 12anos ,só reaparecendo ,no seio da familia,muitos anos mais tarde,com mais ou menos 50anos,acompanhado de uma Índia de nome Marreca,e que deu origem aos Dias Marreca,que aida hoje vivem em Caracol.


FONTE:Lourival Borges Nascimento
              William Palha Dias

2 comentários:

Anônimo disse...

Meus parentes são de Campo alegre de Lourde, antes Pilão Arcado

Anônimo disse...

Minha mãe Maria Rosa, filha de Claunisia (mãe Santa) que foi filha de João Augusto Dias, filho de João Dias Soares, este filho de Gabriel Dias Soares que foi filho do Comandante José Dias Soares. Resumindo eu sou pentaneto do Comandante.