domingo, 30 de dezembro de 2012
Origem da familia Dias Pinheiro
Origem da familia Dias Pinheiro a partir do Cap José Dias Soares.(Boletim da familia Dias Soares,por Lourival Borges do Nacimento)
De todos os filhos de Gabriel Dias Soares Filho, um se destacou dentre- os outros, demonstrando interesse por estudos: o Leôncio. Naquela época era isto muito difícil. O único centro urbano mais desenvolvido ali por perto de Caracol e adjacência era Parnaguá, mais ao sul do Estado do Piauí o Velho Gabriel, por ser um homem de muita visão, era também muito conhecido em Parnaguá e todo o sul do Estado. Decidiu, pois, mandar o Leôncio. Ali em Parnaguá o rapaz permaneceu alguns anos em casa de amigos, com uma única finalidade: estudar.
Por aquela época havia em Parnaguá um habitante originário do Ceará, que se chamava Francisco Inácio De Sousa Pinheiro e que tinha três filhos: João Cursino de Souza Pinheiro, Francisca de Souza Pinheiro e Ana Rosa de Souza Pinheiro. Muito bem. O Leôncio, rapaz bem apresentável, logo se enamorou de Francisca, que tinha o apelido de Chiquita", com quem veio posteriormente se casar. Foi aí que se deu o ingresso da família "Pinheiro" na família ".Dias Soares".
Posteriormente, o João Cursino de Souza Pinheiro também se casou com a irmã de Leôncio, a Jovina Dias Soares.Ana Rosa de Souza Pinheiro casou-se também com Hildefonso Dias Soares, também irmão de Leôncio e de Jovina. (Três irmãos casados com três irmãos) .assim se deu a união dos Dias Soares com a familia Pinheiro.
O Leôncio Dias Soares casou-se duas vezes. De seu primeiro casamento com Francisca de Souza Pinheiro, a “Chiquita”, ele teve os seguintes filhos:
Izabel Dias Pinheiro ( Belinha)
Ana Angélica Dias Pinheiro ( Naninha)
Maria Dias Pinheiro ( Maroca)
Honorina Dias Pinheiro
Aristóteles Dias Pinheiro e Geronço Dias Pinheiro.
Ao ficar viúvo, Leôncio contraiu segundas núpcias, com Maria Angélica Borges de Medeiros, com qual veio ter mais quatro filhos:
Leôncio Dias de Medeiros, Elisa Dias de Medeiros, Euripedes Dias de Medeiros e Artur Dias de Medeiros.
O Euripedes e o Artur faleceram ainda solteiros.
O convívio dos irmãos da chiquita na família Dias Soares, incentivou-os a mais dois casamentos, como já se viu.
A Jovina Dias Soares, casou-se com João Cursino e, deste consórcio conjugal, nasceram –lhes os seguintes filhos:
Crisanto Dias Pinheiro ( Tio Dondon )
Francisco Dias Pinheiro ( Chiquinho)
João Dias Pinheiro ( Guió)
Perpétua Dias Pinheiro ,
Idalina Dias Pinheiro ( Dadá)
Paulo Dias Pinheiro e
Virginia Dias Pinheiro.
O Paulo e a Virginia eram gêmeos. Ele nasceu no dia 31 de dezembro e ela no dia 01 de janeiro.
Seguindo o exemplo dos irmãos, Hildefonso Dias Soares se casou com a Ana Rosa de Souza Pinheiro e desse casamento resultou terem os seguintes filhos:
José Dias Pinheiro ( Zezinho),
Juscelino Dias Pinheiro,
Teófilo Dias Pinheiro ,
Maria Dias Pinheiro( Mariquinha) e
Joaquina Dias Pinheiro.
Cabe aqui agora explicação sobre algumas das pessoas acima relacionadas ; A Elisa, por causa de seu casamento com o Paulo, passou a ser Elisa Dias Pinheiro; a Joaquina Dias Pinheiro, por causa do seu casamento com Ananias Borges de Medeiros, passou a ser Joaquina Pinheiro de Medeiros; a Maria Dias Pinheiro, a Mariquinha, casou-se com José Henrique de Macedo(Zé Padre) e passou a chamar-se Maria Pinheiro de Macedo; a outra Maria Pinheiro , a Maroca, por haver se casado com seu primo, o Arquileu Dias Soares, manteve o nome da família.
Também por causa do casamento com Medrado Borges de Macedo, a Virginia passou a chamar-se Virginia Pinheiro de Macedo.
FAMÍLIA DIAS SOARES
- Continuação -
Dando continuidade à tarefa d'e falar sobre a Família Dias Soares, da qual descendemos, apresento neste número J0VINA DIAS SOARES e sua descendência.
Como já vimos no Boletim anterior, a Jovina Dias Soares, que era irmã de Aprígio Dias Soares casou-se com João Cursino de Souza Pinheiro, natural de Parnaguá -Pi, com o qual teve, para meu conhecimento, 7 filhos, a saber:
Crisanto Dias Pinheiro (Dondom)
- João Dias Pinheiro (Guio')
Perpétua Dias Pinheiro -
Idalina Dias Pinheiro (Dada) -
Paulo Dias Pinheiro
Virgínia Dias Pinheiro -
Francisco Dias Pinheiro (Chiquinho).
Crisanto Dias Pinheiro, ( Dodô) casou-se com sua parenta Maria Ribeiro e tiveram os seguintes filhos: Alice, Cornélio, Epaminondas, Julita, Júlio, Idalice e Demerval (Dedé).
João Dias Pinheiro, o tio Guio', teve de seu primeiro casamento, com Gustava Dias Antunes, sua prima, os seguintes filhos: Artur, Beatriz e Carmosina. De seu segundo casamento com a também sua prima, Ana Borges de Medeiros, e do terceiro, com uma senhora de Gilbués, apelidada Cidinha, não teve nenhum filho. Casou-se a quarta vez, na Vila de Remanso, hoje Ribeiro Gonçalves, com a senhorita Marfisa Lopes, com a qual teve 5 filhos, que foram: Teresinha, Jonina
( Vinosa),Conceição,Voltina e Irailde.
Idalina Dias Pinheiro, a ( Dadá) casou-se com seu primo, Aristóteles Dias Pinheiro e tiveram 5 filhos. Ei-los: Hermes, Paulo, Jovina (Desinha), Maria Felícia (Cota) e Aristóteles Filho.
Francisco Dias Pinheiro, o Chiquinho, tinha um filho de nome Mário Pinheiro. Não consegui o nome de sua esposa.
Paulo Dias Pinheiro era casado com sua prima Elisa Dias de Medeiros e tiveram uma só filha, Dulcides Dias Pinheiro, que foi a segunda esposa de Aristides Augusto Dias , residente em Caracol-Pi.
Virgínia Dias Pinheiro casou-se com Medrado Borges de Macedo e, foram seus filhos: Otávio, Sólon, Oscar, Maria (Sinhá), Nenzinha e Jacy.
Perpétua Dias Pinheiro era casada com seu parente João Sinfrônio Dias.Só conheci uma sua filha, a Carmosina, apelidada Sinhá, que por sua vez era casada com Cícero Borges de Medeiros. A Sinhá e Cícero tiveram, para o meu conhecimento, 3 filhos: Durvalina, Rui e Tancredo. No tempo de garoto conheci a Durvalina (diz o parente Lourival Borges do Nascimento,fonte maior dessas informações)
Uma curiosidade. Paulo e Virginia eram gêmeos. Ele nasceu no dia 31 de dezembro e ela no dia 1de janeiro do ano seguinte.
Z1
-
O bode expiatório da Crise Energética
O governo federal mais uma vez,na tentativa de ocultar sua incompetência,em relação a política energética,e no afã de fazer caixa para o atendimento dos postulados prescritos por organismos financeiros internacionais ,acaba de elaborar um plano de racionamento de energia ,que solapa,como de outras vezes a classe media do pais,sempre chamada a pagar a conta pela incúria ,e irresponsabilidade de governos que descuidaram de investimentos no setor elétrico.Ao dizer que desconhecia a iminência de uma crise,so o responsabiliza mais ainda pelas consequências advindas desse plano discriminatório,injusto,e acima de tudo,na visão de muitos juristas ,inconstitucional.
O aspecto do plano mais criticado e que tem provocado a repulsa dos usuários do sistema diz respeito a sobretaxa,principalmente ,porque o governo impõe um consuma de 20% meor de uma media trimestral no uso de energia por familia,sobretaxando todo consumo acima de um teto/mês estipulado,de forma progressiva,o que resulta em tarifa exorbitante,o que produzira' muitas ações na justiça.
Não devemos desconhecer a necessidade da redução do consumo já que o problema existe,e de forma crucial.O que se questiona e' a esperteza do governo,quando para tirar proveito de uma situação de crise,tenta impingir a uma classe social todo o custo de sua improbidade administrativa.
Não e' justo,nem admissível,ainda que para pequena parcela da população,como diz o governo ao justificar suas medidas , recair os malefícios,tanto de caracter ambiental,quanto de caracter financeiro,como se uma injustiça por menor que seja justificasse uma atitude governamental,principalmente quando paira sobre ela muitas duvidas:desde a tentativa de fazer a apologia do CAOS com essa história do apagão,objetivando angariar a parceria da sociedade,que diante de duas situações extremamente graves,por certo e por falta de opção,aceitaria a que menos a constrangesse,ao tempo em que se utiliza dessa situação para sepultar de vez a iminente C.P.I da corrupção que prestes a ser instalada,paradoxalmente,com número suficiente de assinaturas de parlamentares de hora para outra ,sem nenhum fato novo foi se esmilinguindo,comprovando mais uma vez o Toma Lá ,Da Cá,tão vezeiro na política nacional.
Assim fica difícil acreditar nas intenções e medidas desse plano de contenção de energia,que só confisca o cidadão em seus direitos,e em sua dignidade,impondo a sociedade uma situação de guerra,quando na verdade temos presenciado um verdadeiro descaso do atual governo ,em relação as políticas publicas,fazendo ao longo do tempo um pais de crises previsíveis.Esta e' apenas a do momento.outras virão se investimentos em infra-estrutura nao forem feitos com definição de politicas publicas,como de transporte,que priorize a malha ferroviária,para esse imenso pais,e assim possa evitar a próxima crise,em que o setor de transporte será a bola da vez,com mais sobretaxa da classe media ,se ainda houver classe media para tantos confiscos:do boi no pasto,no governo Sarney;da poupança,no governo Collor;e finalmente este confisco no governo F.H.C,que tem atuado com a máxima eficiência:Para Sobretaxar Danosamente Brasileiros(PSDB).
Obs .Artigo publicado no período do apagão de energia no governo FHC/,no Diário do Povo.
sábado, 29 de dezembro de 2012
1-Origem dos Dias de Macedo a partir do Capitão José Dias Soares.
* 0h! Quão bom, e agradável é viverem unidos os irmãos, salmo 133.
FAMÍLIA DIAS SOARES
Como se disse ,anteriormente,Gabriel Dias soares, o segundo filho do Comandante José Dias Soares teve cinco filhos. Ei-los, em ordem alfabética:
Gabriel Dias Soares Filho,
- João Dias Soares ,
José Dias Soares ,(apelidado “toco"
- Luiz Gonzaga Dias Soares ,
Maria Efigênia Dias Soares.
Sobre José Dias Soares (o Tôco) e Luiz Gonzaga Dias Soares, nada conseguimos apurar sobre suas vidas, nem tão pouco onde foram fixar residência. Aquela época, era comum um membro de qualquer família sair do meio familiar, e nunca mais se saber do seu paradeiro.
Sobre a Maria Efigênia , o único fato de nota que conseguimos foi que se casou e teve 8 filhas. Como se vê, só mulheres ,é dose.
João Dias Soares casou-se com sua prima Ana Joaquina Dias Soares, filha d e seu tio Domingos Dias Soares, o filho mais velho do Comandante José Dias Soares. Consequentemente, substituiu ao seu sogro e tio, na liderança da família. Era o pai de: Augusto Dias Soares, Leovegildo Augusto Dias, , Gustavo Augusto Dias, João Augusto Dias ,AURELIANO AUGUSTO DIAS, Ana Leopoldina Dias, Maria Leopoldina Dias, Cecília Leopoldina Dias, Gustava Leopoldina Dias e Lina Leopoldina Dias
Como se vê o João Dias Soares fugiu um pouco da tradição da família e, ao dar nomes a seus filhos, fez com omissão do "Soares" e introduziu o termo "Augusto", pratica essa que em nada invalida o ato de nomeação do seus filhos.
Após o falecimento de João Dias Soares, assumiu a liderança da família, o seu filho mais velho Aureliano Augusto Dias, sobre quem ja falamos no Face.
Gabriel Dias Soares Filho casou-se com sua parenta Benedita Dias Soares, e tiveram, conforme consegui apurar, os seguintes filhos, em ordem alfabética:
Aprígio Dias Soares,
Domingos Dias Soares,
Hidelfonso Dias Soares,
- Jovina Dias Soares,
Leonardo Dias Soares,
Leoncio Dias Soares,
Maria da Cruz Dias Soares,
Maria Rosa Dias Soares,
Sinfronio Dias Soares.
Filhos de Leoncio Dias SoaresXFrancisca de Sousa Pinheiro:
Isabel Dias Pinheiro,(Belinha)
Maria Dias Pinheiro(maricá)
Honorina Dias Pinheiro ,
Aristoteles Dias Pinheiro,
Geroncio Dias Pinheiro
Ana Angélica Dias Pinheiro(Naninha)
Filhos de Leoncio Dias SoaresXmaria Angélica Borges de Medeiros:(segundo casamento):
Leoncio Dias De Medeiros,
Elisa Dias De Medeiros,
Euripedes Dias de Medeiros,
Artur Dias de Medeiros.
2-Dias de Macedo a partir do grupo Henrique de Macedo:
Dando sequência nossas informações sobre nossos ancestrais, falarei agora sobre o grupo familiar "Henrique de Macedo".
O tronco base dos "Henrique de Macedo" se chamava João Henrique de Macedo. É dele e sua descendência que vamos falar:
JOÃO HENRIQUE DE MACEDO
A família "Henrique de Macedo", ao vir da Europa, possivelmente no final do século XVIII, portanto, ainda à época do Brasil Colônia, fixou-se no interior da Bahia, na região de Feira de Santana. Dali, os seus descendentes se espalharam por vários Estados brasileiros, notadamente Rio de Janeiro, Goiás, Piauí e por toda a Bahia.
O ramo piauiense se fixou em São Raimundo Nonato, no centro- leste do Piauí, a poucos Kms da fronteira com a Bahia, próximo ao município de Remanso.
Na primeira metade do século XIX, um jovem chamado João Henrique de Macedo, saiu de feira de Santana e fincou residência no município de São Raimundo Nonato-PI, atraído, com certeza, pelo grupo de parentes ali existente. Muito trabalhador, logo adquiriu uma propriedade à qual Denominou "Fazenda Flecha". Ali ele passou a viver por muitos anos.
João Henrique de Macedo casou-se com Maria da Conceição de Castro, de ilustre família de são Raimundo Nonato, que passou a assinar Maria da Conceição de Castro Macedo.
João Henrique de Macedo com Maria da Conceição de Castro Macedo tiveram quatro filhos: Macário Henrique de Macedo, Francisco Henrique de Macedo, José Henrique de Macedo e Henrique de Castro Macedo.
Com o falecimento de Maria da Conceição João Henrique, desolado, retirou-se da Fazenda- e foi residir no Povoado Peixe- Ba. Alguns meses depois casou-se com Medrada Borges de Medeiros, e com ela teve mais dois filhos: Medrado Borges de Macedo e Francisco Borges de Macêdo. Medrada, sua segunda esposa, era filha do gaúcho Joaquim Borges de Medeiros,
Vimos, então, ai, que dos dois casamentos, João Henrique de Macedo teve seis filhos, a saber:
Macário Henrique de Macêdo, José Henrique de Macedo (Zé Padre), Francisco Henrique de Macedo (Chico Padre ) e Henrique de Castro Macêdo, estes, do primeiro casamento; Medrado Borges de Macedo e Francisco Borges de Macedo.
João Henrique de Macedo, após o nascimento de seu 6º filho, faleceu no Peixe, onde é sepultado.
OS FILHOS DE JOÃO HENRIQUE DE MACÊDO
1 - Macário Henrique de Macedo, que permaneceu sempre em São Raimundo Nonato-Pi , numa Fazenda de sua propriedade, denominada “Acerto", ao lado da Fazenda de seu pai, casou-se com Maria Clara Macedo, filha de Manoel Antunes de Macêdo;
2 - Francisco, Henrique de Macedo (Chico Padre), acompanhou o pai para o Povoado Peixe. Ai ele se casou com Ana Angélica Dias Pinheiro (Naninha). filha de Leôncio Dias Soares e de Francisca de Souza Pinheiro (Chiquita); "
3 - Jose Henrique de Macedo (Zé Padre), que também acompanhou seu pai, casou-se com Maria Dias Pinheiro (Mariquinha), filha de Ildefonso Dias Soares e Ana Rosa de Souza Pinheiro;
4 - Henrique de Castro Macedo deixou a casa paterna ainda solteiro e nunca mais se teve notícias suas ;
5 - Medrado Borges de Macêdo nasceu no Peixe e ali viveu toda sua vida. Era casado com Virgínia Dias Pinheiro, filha de Jovina Dias Soares e João Curcino de Souza Pinheiro; e
6 - Francisco -Borges de Macedo (Francisquinho ),
nasceu no Peixe, e ali viveu até o ano de 1922. Casou-se aos 19 anos de idade, com Alcina Borges de Medeiros, sua prima, pois o pai dela, Jhonatas Borges de Medeiros era irmão de Medrada Borges de Medeiros, mãe de Francisquinho. Alcina era filha também de Gustava Dias Soare
Resumindo,pelo tronco dos DIAS SOARES:José Dias Soares ,pai de Gabriel Dias Soares ,pai de GabrielDias Soares Filho ,pai de Leoncio Dias Soares :pai deJoana Angélica Dias Pinheiro,que casou-se com Francisco Henrique de Macedo(pelo tronco HENRIQUE DE MACEDO)
Francisco Henrique de Macedo (Chico Padre)era filho de Maria da Conceição de Castro Macedo(de São Raimundo Nonato)e João Henrique de Macedo .
Francisco Henrique de Macedo X
Joana Angélica Dias Pinheiro tiveram os seguintes filhos:
Isael Dias de Macedo,
Alzira Dias De Macedo,
Aristeu Dias De Macedo,
Eufrazina Dias de Macedo(Florzinha),
Izaias Dias de Macedo,
Isabel Dias de Macedo,
Julieta Dias de Macedo(Julinha),
Maria Dias de Macedo,
Manoel Dias de Macedo,
Principais troncos dos Dias de Macedo.
Fonte:Lourival Borges do Nascimento.
(Nosso parente) e descendente de Francisco Borges de Macedo;
William Palha Dias.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Saude Para Todos .
A Organização Mundial de Saúde,em assembléia geral,em 1977 lançou o que seria o grande desafio aos membros constituídos da Organização das Nações Unidas (O.N.U): o movimento SAÚDE PARA TODOS.Meta que ate agora não se atingiu .E o que será saúde para todos? E como será caracterizada esta meta,se esta mesma Instituição define saúde como a sensação de completo bem estar físico,mental e social,e não apenas a ausência de doenças,dando uma amplitude maior com o elemento social,e se o que vemos no mundo,para a maioria das populações e' a carência dos elementos constitutivos da saúde,ou seja ,de saneamento básico,,educação sanitária,higiene alimentar,habitação adequada,e salários condignos que satisfaçam as necessidades próprias , e familiares.
Não queremos ser pessimista,mas apenas antevemos a necessidade de um grande esforço de todos os governos,de todos os países e mais ainda dos chamados Emergentes,no sentido de estabelecer reformas amplas não só no setor saúde,mas ainda nas questões de natureza política, social e econômica ,de modo a que cada indivíduo,cada família possa dispor de serviços essenciais de saúde aceitáveis, e ao seu alcance.
Em Alma-Ata,na Rússia ,realizou-se em 1978 a Conferência Internacional sobre CUIDADOS PRIMÁRIOS de SAÚDE.Ali ficou estabelecido que para a consecução dos objetivos de Saúde Para Todos tornar-se-iam indispensáveis os cuidados primários de saúde,identificando como elementos necessários:a educação sobre os problemas de saúde, adequado abastecimento de agua potável e saneamento básico,serviços de saúde materno infantil,imunização contra as principais doenças infecciosas, prevenção e controle de doenças endêmicas,tratamento apropriado de lesões comuns,e provisão de medicamentos essenciais,em torno de 300 produtos básicos.
A despeito da insegurança,das perturbações políticas e econômicas de muitos países , o empenho de governos e o entusiástico apoio de suas comunidades podem transformar o sonho em realidade,isto e,fazer com nas proximas decadas todos os povos do mundo obtenham um nivel de saude que os habilite a levar uma vida social e economicamente produtiva.
A saude dos povos não tem sido ainda prioridade maior dos governos,se lembrarmos que 500 bilhões de dólares foram gastos anualmente em decadas passadas na manufatura de instrumentos bélicos,ao tempo em que existia no mundo 40 milhões de cegos ,na decada de 80/90 e dois de cada três deles se tornaram cegos desnecessariamente.
Enquanto a Agencia Espacial dos Estados Unidos gastou até 1969 para levar dois astronautas a lua 24 bilhões de dólares,ainda não foi plenamente viabilizado um plano existente ha muito de levar água potavel a todos os povos do mundo,como meta prioritária ,por falta de recursos estimados em cerca de 10 bilhões de dólares.
É certo que já obtivemos algumas conquistas,e dentre elas ,o desaparecimento da varíola da face da Terra.Até o momento foi a única doença que a ciência conseguiu erradicar.Na Somália verificou-se,em 1978 o último caso de varíola,no mundo.Doença terrível que todos conhecíamos e que jamais a veremos novamente. Ela que só em 1967 fez dez milhões de vitimas no mundo e dois milhões de óbitos.
Em nosso pais ,muito há de ser feito,afora esses estímulos de instituições como a O.M.S,procurando despertar em todos os governos a necessidade de prioridades mais justas e humanas,aconselhando-os a investirem nas soluções de problemas das camadas menos favorecidas,e não optando pela prestação de serviços de alto custo,com equipamentos sofisticados que atenderão ,certamente a uma minoria,enquanto a grande maioria da população vive a sofrer o ciclo da miséria,tornando-a cativa do circulo vicioso da pobreza que leva à desnutrição que leva à doença que solapa suas energias,reduzindo sua capacidade de trabalho,e consequentemente tornando-a mais pobre.
Atualmente ,no Brasil temos milhões de carentes.A tuberculose a cada ano acomete aproximadamente 80 mil patrícios.
Há certas regiões ,onde a mortalidade infantil ainda é alta ,tendo por causas doencas realmente evitáveis,como as diarréias,desidratação,doenças infecciosas,como doenças das vias respiratórias,agravadas geralmente por um estado latente de desnutrição.
Problemas como estes ainda perdurarão por muito tempo e é justamente porisso que a O.M.S vê a necessidade de um grande esforço conjunto de governos e comunidades,para que possamos com medidas eficazes e simplificadas de saúde,levar a todos,aquele bem estar físico,mental e social que ela preconiza e que no nosso pais pode estar sendo implementado através da Estratégia Saude da Familia.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
domingo, 18 de novembro de 2012
Cont.da Origem da família Dias Soares de Caracol
Como disse antes ,o Comandante José Dias Soares teve três filhos:Domingos Dias Soares,Gabriel Dias Soares,e Manoel Dias Soares que fora seqüestrado pelos índios em represália a perseguição sofrida.
Domingos Dias Soares deixou os seguintes filhos:Reginaldo Augusto Dias,Joaquim Manoel Dias Soares,Ana Joaquina Leopoldina Dias(Donana),Carlota Leopoldina Dias Figueiredo(Lo),e Joaquina Leopoldina Dias(Quina)
Gabriel Dias Soares teve os seguintes filhos:Gabriel Dias Soares Filho,João Dias Soares,José Dias Soares Neto(Toco),Luís Gonzaga Dias Soares,e Maria Efigenia Dias Soares
Descendentes de Gabriel Dias Soares Filho com sua parenta Benedita Dias Soares:Aprigio Dias Soares,Domingos Dias Soares,Hidelfonso Dias Soares,Jovina Dias Soares,Leonardo Dias Soares,Leoncio Dias Soares,Maria da Cruz Dias Soares,Maria Rosa Dias Soares,e Sinfronio Dias Soares.
De João Dias Soares casado com sua Prima Ana Joaquina Dias Soares,(filha de Domingos Dias Soares,e neta do Comandante José Dias Soares) são filhos:Gustavo Dias Soares,Augusto Dias Soares,João Augusto Dias,AURELIANO AUGUSTO DIAS,Leovegildo Augusto Dias,Ana Leopoldina Dias,Maria Leopoldina Dias,Cecilia Leopldina Dias,Gustava Leopoldina Dias e Lina Leopoldina Dias
São filhos de Aureliano Augusto Dias:Claudionor Augusto Dias ,Aureolino Augusto Dias,joao Dias neto,Aristides Augusto Dias,com Maria Clara Dias;com Angelina Rodrigues teve os filhos :joao Rodrigues Dias(Januca),Lourival Rodrigues Dias(Nego)e Zulmira Rodrigues Dias(Neném).
Eis aí os troncos principais da familia DIAS SOARES,a partir de JOSE DIAS SOARES.
FONTE:Lourival Borges Nascimento
William Palha Dias
Domingos Dias Soares deixou os seguintes filhos:Reginaldo Augusto Dias,Joaquim Manoel Dias Soares,Ana Joaquina Leopoldina Dias(Donana),Carlota Leopoldina Dias Figueiredo(Lo),e Joaquina Leopoldina Dias(Quina)
Gabriel Dias Soares teve os seguintes filhos:Gabriel Dias Soares Filho,João Dias Soares,José Dias Soares Neto(Toco),Luís Gonzaga Dias Soares,e Maria Efigenia Dias Soares
Descendentes de Gabriel Dias Soares Filho com sua parenta Benedita Dias Soares:Aprigio Dias Soares,Domingos Dias Soares,Hidelfonso Dias Soares,Jovina Dias Soares,Leonardo Dias Soares,Leoncio Dias Soares,Maria da Cruz Dias Soares,Maria Rosa Dias Soares,e Sinfronio Dias Soares.
De João Dias Soares casado com sua Prima Ana Joaquina Dias Soares,(filha de Domingos Dias Soares,e neta do Comandante José Dias Soares) são filhos:Gustavo Dias Soares,Augusto Dias Soares,João Augusto Dias,AURELIANO AUGUSTO DIAS,Leovegildo Augusto Dias,Ana Leopoldina Dias,Maria Leopoldina Dias,Cecilia Leopldina Dias,Gustava Leopoldina Dias e Lina Leopoldina Dias
São filhos de Aureliano Augusto Dias:Claudionor Augusto Dias ,Aureolino Augusto Dias,joao Dias neto,Aristides Augusto Dias,com Maria Clara Dias;com Angelina Rodrigues teve os filhos :joao Rodrigues Dias(Januca),Lourival Rodrigues Dias(Nego)e Zulmira Rodrigues Dias(Neném).
Eis aí os troncos principais da familia DIAS SOARES,a partir de JOSE DIAS SOARES.
FONTE:Lourival Borges Nascimento
William Palha Dias
Origem da família Dias Soares de Caracol(Boletim da Familia Dias Soares,por Lourival Borges do Nascimento)
A penetracao baiana ,a partir da Casa da Torre ,nos sertões de Rodelas(por causa dos índios rodeleiros que dominavam parte do Sul do Piauí),se deu pelo oeste da Bahia,com entrada no Piauí pelo Sul..Nessa penetracao surgiu as margens do Rio São Francisco a fazenda Endoema ,onde hoje se situa provavelmente a cidade de Remanso,e que era propriedade de um fidalgo português da família Dias Soares.
o dono da fazenda Endoema tinha um filho que se chamava José Dias Soares .Ainda jovem José ..se enamorou de uma moça do povo,e seu pai,não concordando com esse namoro ,e para afasta-lo desse relacionamento,conseguiu,com familiares existentes na capital do Piauí,Oeiras,coloca-lo na Forca Publica do Estado,onde por sua inteligência ,coragem logo chegou ao posto de Capitão do Mato.
Por essa época os índios Pimenteiras,habitantes das cabeceiras do Rio Piauí,as margens da lagoa,hoje denominada lagoa do Caracol,viviam roubando as fazendas existentes no Sul do Estado.O capitao José Dias Soares foi incumbido de dar combate a esses índios.Na terceira incursão contra os silvícolas,no final do séc XVIII,recebeu pelos serviços prestados, a sesmaria do Caracol ,nos contrafortes da Serra dos dois Irmãos,na cabeceira do Rio Piauí,tendo a lagoa do Caracol,como centro.Na posse de tão expressivo prêmio,tratou logo de sua colonização,com amigos e parentes.
já residindo em sua propriedade soube da morte de seu pai,o que o fez voltar a Oeiras ,e reencontrar sua amada de Endoema,e recomeçar nova vida ,em novas terras que se estendiam para além da serra dos Dois Irmãos,ultrapassando,assim a divisa hoje conhecida do Piauí com a Bahia.
Dessa união teve três filhos:Domingos Dias Soares,Gabriel Dias Soares ,e Manoel Dias Soares.Este Ultimo foi raptado pelos índios,com 12anos ,só reaparecendo ,no seio da familia,muitos anos mais tarde,com mais ou menos 50anos,acompanhado de uma Índia de nome Marreca,e que deu origem aos Dias Marreca,que aida hoje vivem em Caracol.
FONTE:Lourival Borges Nascimento
William Palha Dias
o dono da fazenda Endoema tinha um filho que se chamava José Dias Soares .Ainda jovem José ..se enamorou de uma moça do povo,e seu pai,não concordando com esse namoro ,e para afasta-lo desse relacionamento,conseguiu,com familiares existentes na capital do Piauí,Oeiras,coloca-lo na Forca Publica do Estado,onde por sua inteligência ,coragem logo chegou ao posto de Capitão do Mato.
Por essa época os índios Pimenteiras,habitantes das cabeceiras do Rio Piauí,as margens da lagoa,hoje denominada lagoa do Caracol,viviam roubando as fazendas existentes no Sul do Estado.O capitao José Dias Soares foi incumbido de dar combate a esses índios.Na terceira incursão contra os silvícolas,no final do séc XVIII,recebeu pelos serviços prestados, a sesmaria do Caracol ,nos contrafortes da Serra dos dois Irmãos,na cabeceira do Rio Piauí,tendo a lagoa do Caracol,como centro.Na posse de tão expressivo prêmio,tratou logo de sua colonização,com amigos e parentes.
já residindo em sua propriedade soube da morte de seu pai,o que o fez voltar a Oeiras ,e reencontrar sua amada de Endoema,e recomeçar nova vida ,em novas terras que se estendiam para além da serra dos Dois Irmãos,ultrapassando,assim a divisa hoje conhecida do Piauí com a Bahia.
Dessa união teve três filhos:Domingos Dias Soares,Gabriel Dias Soares ,e Manoel Dias Soares.Este Ultimo foi raptado pelos índios,com 12anos ,só reaparecendo ,no seio da familia,muitos anos mais tarde,com mais ou menos 50anos,acompanhado de uma Índia de nome Marreca,e que deu origem aos Dias Marreca,que aida hoje vivem em Caracol.
FONTE:Lourival Borges Nascimento
William Palha Dias
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Moto continuo
Se você de mim se afasta,
Outro logo se aproxima;
Se você acha que basta,
Pensando estar por cima!
E bom ver que a vida
Gira,qual roda gigante ,
Girando em moto-continuo.
Veja que o dia/noite do tempo,
Qual professor nos ensina:
Você foi sempre o que era,
E sempre sera o que foi.
E nessa roda moinho,
Moendo os dias sem fim,
Só resta saber quanto dista,
O principio do fim.
Assinar:
Postagens (Atom)