segunda-feira, 6 de abril de 2009
Quem sou e de onde venho...
A bem dizer ,sou filho das terras além Capivara,berço do homem americano.Mais precisamente das encostas da serra das CONFUSÕES,na orla da serra Dois Irmãos onde expressavam sua cultura, em pinturas rupestres nossos avoengos das cavernas .
Muito aquém dessas eras remotas nasci em Caracol:cresci,vivi,entre ruas e vielas;campos e varzeas dessa cidade ávida de sonhos e progresso.
Contraditoriamente ,descendo de heroi ou bandido,(conforme o angulo de onde se veja e do seculo em que se viva):de Jose Dias Soares, Capitão do Mato .Autorizado por El Rei de Portugal, comandou várias bandeiras em busca das nascentes do rio Piauí, onde viviam, entre outras, a tribo dos Pimenteiras, para o ódio dos senhores fazendeiros, que viam seu rebanho dizimado, pelos SEM-GADO da época, impiedosamente. Daí o interresse do governo da Provincia, em afungentar esses silvicolas mesmo que fosse necessário dizima-los. Dito e feito: Hoje o Piauí é um dos únicos Estados da Federação que não tem areas de demarcação indigena. Essa contribuição deu o velho Comandante José Dias Soares,meu tetravo, recenbendo pelo feito/desfeito toda a sesmaria de Caracol, cujos limites ultrapassavam a fronteira baiana, cuja área foi colonizada por seus familiares.
Criado o município em 1948, coincidentemente o ano do meu nascimento,fechava,tambem meu pai o primeiro lote de rebentos, visto ser eu o caçula dos dez viventes postos no olho do mundo. Outros dez vieram depois ,de outro consorte, e mais outros cinco ,nos intervalos dessas crias.
Ninguém mais que meu pai se esforçou tanto para o "CRESCEI E MULTIPLICAI, E POVOAI TODA A TERRA!''. Pois foi desse esforço que nasci, e como dizia, vivi, e cresci entre vielas e becos da minha querida CARACOL, berço de ilustres ,também de canalhas; de alcoolatras ; de homens de bons e maus costumes e de mal e bem feitores, como de sempre, em todos os tempos e lugares do planeta.
Da escola Io de julho para o ginásio Santamaria, deste para o Liceu Piauiense .Em sequência para Fundação Universidade Federal do Piauí,sem cotas,e sem queixas :naveguei sempre nas Instituições Publicas.
Espero ter contribuido com aqueles que subvencionaram minhas conquistas,porquanto na esfera pública exerci o meu oficio , teci o meu trabalho como medico de Saude Publica,na FSESP(Fundação Servicos de Saude Publica) e ultimamente na Fundação Municipal de Saude da Prefeitura Municipal de Teresina,como primeiro medico da Estratégia Saude da Família.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário